BARRETÃO DE VOLTA E COM NOVA IDENTIDADE VISUAL

O ano é 2024. A idade é 45 anos. A carreira acabou de completar 28 anos agora em março (parabéns pra mim, eba!). E é hora de um certo Fábio M. Barreto aceitar que, na melhor das hipóteses, está na segunda metade da vida dele e, desta vez, ele precisa agir com sabedoria, objetivos e, por que não, mais cautela.

A sabedoria foi adquirida na alegria e na tristeza ao longo dessas quase três décadas, seja trabalhando para grandes corporações e, mais recentemente, para o Governo Federal, ou para mim mesmo, naqueles 11 anos inesquecíveis em Los Angeles. Por que não dizer experiência? Bom, você pode adquirir experiência sem ter aprendido nada. A sabedoria envolve ser capaz de aplicar essa vivência, de ter aprendido muito com os erros e ainda ser capaz de lembrar das vitórias sem esbarrar, ou mergulhar de cabeça, na arrogância.

Inclusive, o fantasma da arrogância me perseguiu por muito tempo. Aprendi a ter orgulho das conquistas e, quando o emissor está empolgado e não toma o cuidado com a mensagem, o receptor pode entender um sorriso como escárnio, uma celebração como ostentação, uma vitória como ato esnobe. Demorei para entender o que estava acontecendo e conquistei uma fama errada, distorcida. Paciência.

Apanhar foi a experiência. Agora vem a sabedoria. Agora vem o resultado de meses de terapia, de horas e horas de debates internos pela lógica ilógica da minha mente, da mensuração daquilo que fez diferença contra aquilo que foi puramente tolice. Agora chega o momento de coçar a cabeça, dar aquele sorriso de “putz”, dar de ombros e olhar para as oportunidades das próximas ações.

Quer dizer que o passado sumiu? Não. Ele sempre estará por aqui. Porém, como aliado e alerta; como lembrança e arrependimento; como amor e ódio; como o contraponto entre um garoto desesperado para agir como homem e o homem angustiado para nunca deixar de ser um garoto. Peter Pan amarrou sua sombra em cada um de nós suficientemente malucos para acreditar nos sonhos e buscar o impossível.

Logomarca Oficial

Novidades

No meu último grande texto aqui, encerrei uma série de coisas. O texto que você agora é a continuidade daquele movimento, o resultado da autoavaliação necessária e de um tempão longe das redes sociais.

Compartilho três novidades:

1 – Hoje, oficialmente, volto a escrever ficção especulativa. Mais especificamente Alta Fantasia. Não escrevo nada há cerca de 2 anos. É muito tempo longe. Sempre me fez falta, mas como passo o dia escrevendo no trabalho, a sensação de ausência ficou mascarada, escondida entre os press releases, websites, briefings e, agora, discursos para um dos ministros do Governo Federal.

O projeto é uma Trilogia de Alta Fantasia bastante original, com vários elementos brasileiros e referências orientais, com o nome de trabalho “The Shattered Idols” (Os Ídolos Estilhaçados) e o primeiro livro é “The Jade Lion” (O Leão de Jade). Já falei um pouco dele nas redes. Os nomes em inglês e português estão aí, pois o plano é lançar nos dois mercados.

2 – Também aproveito a data para lançar a primeira identidade visual tanto do site quanto das minhas ações nas redes sociais.

A criação desses elementos foi feita com muita calma e é resultado das ótimas sacadas do designer Jota, que de estagiário só tem o cargo. Belo trabalho, meus parabéns!

Curto demais os elementos de escrita inseridos na marca, a opção pelo uso do “meu nome” como logomarca, afinal, a assinatura do autor é sua própria marca. Conhecemos Stephen King, Neil Gaiman e Ursula K. LeGuin por seus nomes, não por uma imagem iconográfica atribuída a cada um deles.

O pacote também incluiu um código de cores, aplicação e fontes oficiais. Tudo isso para gerar aquela sensação de reconhecimento e proximidade. Pode parecer entediante para alguns, mas esse é o caminho que seguirei. Se é para criar conteúdo e voltar às redes, da forma certa, farei isso como faria para um dos meus tantos clientes.

Essa identidade vai aparecer em tudo que eu fizer a partir de agora. Aliás, fiz até dois carimbos (old school total!) para marcar todos os livros autografados daqui para a frente.

Em resumo, é uma coisa divertida de se usar e fazer e, tudo dando certo, fundamental para a construção de um nome mais forte e relevante. Ter uma conta grande no Twitter não é marca construída, é apenas um elemento que pode ser destruído em instantes por um dono maluco como presenciamos. Logo, a estratégia é outra.

A estratégia é escrever primeiro, falar sobre depois. Óbvio? Explica isso para o Fábio convencido (no bom sentido) de que as editoras precisavam se dobrar ao esquema de trabalho dele, não o contrário. Em termos práticos, isso significa que escreverei bastante tanto a trilogia em andamento, quanto textos para este site. Ou seja, você pode voltar aqui toda semana para ler um texto novo.

Esse é o logo secundário. Quando não couber tudo aquilo de texto,
só o sobrenome basta.
Pode me chamar só de Barreto também que tá tudo certo!

Temas

Os temas são bem definidos, embora não sejam exclusivos:

  • Livros de Fantasia e Ficção;
  • Escrita Criativa;
  • Filmes e séries de Ficção e Fantasia disponíveis nas plataformas de streaming;
  • Tiro com Arco (afinal, ninguém é de ferro!).

3 – Os cursos do EscrevaSuaHistoria.Net vão voltar. Aos poucos, mas só no segundo semestre de 2024. Comecei a reconstruir a plataforma e esse será meu projeto paralelo ao lado da escrita da trilogia. Para quem quer começar a escrever, o CONTE – Curso Online de Técnicas para Escritores segue disponível.

As palestras, workshops e demais cursos vão voltando aos poucos.

Bem, é isso. São decisões simples e diretas com potencial de gerar muitos benefícios para mim. Estou empolgado com retorno à escrita e, de uma coisa sei, preciso reconquistar cada um de vocês com muito trabalho e esforço.

Por isso, peço duas coisas:

  • Divulgue meu trabalho quando puder e comente nas plataformas.
  • Diga aí o que achou da nova identidade visual!

Obrigado pelo seu apoio sempre constante e um ótimo 2024!

Sair da versão mobile