E o Oscar vai para…

Vamos às minhas apostas para as principais categorias do Oscar 2008. Sim, as principais, pois convenhamos, é um tédio ficar falando naquele monte de nome que não faz muita diferença. Bom, a la batalia.

Melhor Filme

Sangue Negro

Saiba por que, aqui.
Juno pode levar caso Onde os Fracos Não Têm Vez e Sangue Negro dividam os votos. É a mesma chance que Pequena Miss Sunshine tinha ano passado.

Desejo e Reparação
Juno
Conduta de Risco
Onde os Fracos Não Têm Vez

Melhor Diretor

Paul Thomas Anderson / Sangue Negro

Embora os irmãos Coen tenham boas chances, o pacote entregue por Anderson tem tudo para faturar os três melhores prêmios. A direção é tão consistente e efetiva que fica difícil imaginar a estatueta nas mãos de qualquer outro, mesmo com os Coen na parada.

Julian Schnabel / O Escafandro e a Borboleta
Jason Reitman / Juno
Tony Gilroy / Conduta de Risco
Joel Coen & Ethan Coen / Onde os Fracos Não Têm Vez

Melhor Roteiro Original

Juno

Aqui não há muito o que discutir. Divertido, versátil, leve e bem-humorado. Juno é barbada da noite e merece pela criatividade.

Lars and the Real Girl
Conduta de Risco
Ratatouille
The Savages

Melhor Roteiro Adaptado

Desejo e Reparação OU Onde os Fracos Não Têm Vez

Aqui eu fico numa bela dúvida. Acho que é a melhor cartada de Desejo e Reparação, por ser belíssimo e bastante efetivo. Aliás, ser bonito é o azar desse filme num ano no qual os filmes duros e crus tem a preferência. Onde os Fracos…, porém, também fez um belo trabalho na adaptação e pode surpreender.

Longe Dela
O Escafandro e a Borboleta
Sangue Negro

Melhor Ator

Daniel Day-Lewis / Sangue Negro

Inquestionável, merecido e inesquecível. Digno de um segundo Oscar. Tudo bem que parece demais com o Bill, the Butcher, do Gangues, mas é a vida. Gostaria muito que desse a zebra e o Viggo levasse. Senhores do Crime é porrada e ele é magistral. Mas é só a primeira indicação. A torcida fica, pelo menos!

George Clooney / Conduta de Risco
Tommy Lee Jones / No Vale das Sombras
Johnny Depp / Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Viggo Mortensen / Senhores do Crime

Melhor Atriz

Julie Christie / Longe Dela

Vai ser difícil tirarem o Oscar dela. Atuação brilhante e todos os produtores e diretores tem elogiado abertamente, mas, claro sem dizer que votaram nela. Eu gostaria MUITO que Cate Blanchett ganhasse para corrigirem a imbecilidade de não a terem premiado no primeiro Elizabeth. Já que a Fernanda Montenegro não foi indicada desde então, pelo menos a Cate poderia ser agraciada. Aliás, alguém sabe de Gwyneth Paltrow depois do Oscar? Que absurdo aquilo! Bó, desculpa, a Ellen nem merecia estar aí!

Cate Blanchett / Elizabeth – A Era de Ouro
Marion Cotillard / Piaf – Um Hino ao Amor
Laura Linney / The Savages
Ellen Page / Juno

Melhor Ator Coadjuvante

Javier Bardem / Onde os Fracos Não Têm Vez

É dele e ninguém tasca. Atuação animalesca e merecedora de prêmio, aliás, nem precisavam votar.

Casey Affleck / O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford
Philip Seymour Hoffman / Jogos do Poder
Hal Holbrook / Na Natureza Selvagem
Tom Wilkinson / Conduta de Risco

Melhor Atriz Coadjuvante

Cate Blanchett / I’m Not There

Ela não ganha no principal, mas pode levar aqui. Tudo bem que é fazendo o Dylan, mas a atuação foi bem elogiada. Tilda Swinton – uma das inglesas mais feias da face da terra – tem boas chances nessa categoria.

Ruby Dee / O Gângster
Saoirse Ronan / Desejo e Reparação
Amy Ryan / Medo da Verdade
Tilda Swinton / Conduta de Risco

Melhor Animação

Ratatouille

E não se fala mais nisso. Que desenho iraniano o que. Viva a Disney!

Persépolis
Tá Dando Onda!

Melhor Fotografia

Desejo e Reparação

Se mais alguém levar seria injustiça com o filme. Tudo é lindo ali. A fotografia chega a ser poética. Merece duas estatuetas!

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
O Escafandro e a Borboleta
Onde os Fracos Não Têm Vez
Sangue Negro

Melhores Efeitos Visuais

Transformers

Quebra tudo robozadaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Eles têm robôs espaciais que falam, atiram laser e viram carrões. Algum desses aí de baixo ousa chegar perto disso? Nhéeeeee!

A Bússola de Ouro
Piratas do Caribe – No Fim do Mundo

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Mongol / Cazaquistão

Não vi nenhum, mas em homenagem ao Borat, a quem o nome pode ser um grande elogio, vou apostar no Cazaquistão só para tirar onda! Os outros nomes não são legais. hahahah.

Beaufort / Israel
The Counterfeiters / Áustria
Katyn / Polônia
12 / Rússia

8 comentários em “E o Oscar vai para…”

  1. Olha O. ela está bem, não desgostei, mas sei lá… não me impressionou a ponto de Melhor Atriz do ano… não sei, nunca teria indicado ela… tecnicamente achei legal e tudo, mas é algo de feeling… pode ser uma coisa d eimpressão minha, somente…

  2. Acho que não vai ser muito diferente disso não. Roteiro adaptado acho que Dejos leva e merece. Eu só vou ficar puto se Sangue Negro ganhar o Oscar, porra, logo o único que eu não vi vai ganhar? Sacanagem! Mas pelo que você diz, deve levar mesmo, mas minha torcida fica pro Onde os Fracos Não Têm Vez. Melhor ator, minha torcida é de Johnny Depp e Viggo, que está realmente foda em Senhores do Crime, alías aquela cena de luta do filme deve ganhar o MTV Awards de melhor briga, supera a de Borat, que é muito nojenta.
    Melhor atriz vou torcer os dedos pra Cate levar uma dobradinha, ela merece. E ator codjuvante é babada mesmo, Bardem é um ator perfeito.

  3. Rapaiz o que mais me impressiona é a produtora do George Clooney, os ultimos 4 oscar os caras tão la disputando os premios principais, trabalho bom é outra coisa…
    quanto a lista deve ser isso ai mesmo a unica coisa que eu vou descordar é da cate blanchet em I’m not there, pra mim vai pra Tilda Swinton, Cate é a melhor coisa do filme sobre big dylan mais mesmo assim, acho que o filme não tem força o suficiente.

Comentários encerrados.

Sair da versão mobile