Todo escritor tem manias. Todo leitor tem manias. Toda pessoa envolvida com cultura e ficção não bate muito bem, convenhamos, então, Fábio M. Barreto e Rob Gordon debateram manias, práticas, mandingas e outras coisas que fazem tanto nos textos, quanto antes deles.
Você tem manias? Compartilhe conosco nos comentários!
Ouça, comente e compartilhe!
APOIE O GENTE QUE ESCREVE
Na nossa campanha de Apoio Coletivo, você pode ajudar o Gente Que Escreve a trocar equipamentos, pagar os custos de hospedagem, investir em equipe, e, acima de tudo, garantir a assiduidade dos programas. O programa vai continuar com distribuição gratuita, então, mesmo que você não possa ajudar financeiramente, colabore divulgando para os amigos e participando da nossa comunidade tanto no Facebook quanto nos comentários dos programas.
Para conhecer a campanha e ver como você pode colaborar, visite a plataforma de sua escolha:
Apoia-se – clique aqui.
Patreon – clique aqui.
APRESENTAÇÃO
EDIÇÃO DE ÁUDIO
ARTE DA CAPA
LOGOTIPOS
MÚSICA TEMA
Daniel Bellieny
DESIGN DO SITE
Alexandre Chaves – Fireball
LINKS RECOMENDADOS
Barreto na Amazon – Horror, FC & Fantasia, Suspense e mais!
Rob Gordon na Amazon – Só um, por enquanto!
Terapia – HQ premiada do Rob Gordon
Championship Vinyl – Blog do Rob Gordon.
Championship Chronicles – Blog de Crônicas do Rob Gordon.
Goodreads – Livros do Barreto na comunidade norte-americana.
DESAFIO DAS 3 PÁGINAS
FEED DO iTUNES
https://itunes.apple.com/us/podcast/gente-que-escreve/id1042737562
Assine, comente e avalie!
FEED PARA OUTRAS PLATAFORMAS
http://feeds.feedburner.com/GenteQueEscreve
SIGA/CURTA AS NOSSAS REDES SOCIAIS
http://www.twitter.com/gentequeescreve
http://www.facebook.com/gentequeescreve
http://instagram.com/soshollywood
https://instagram.com/robgordon_sp
https://www.facebook.com/soshollywood
https://www.facebook.com/robgordonsp
http://twitter.com/fabiombarreto
http://twitter.com/robgordon_sp
SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS E FINAIS ALTERNATIVOS DE LOST.
Envie e-mails com “Gente Que Escreve” na linha de Assunto para: gentequeescrevepodcast@gmail.com
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
Duas manias detectadas: escrever no ônibus durante o trajeto de casa para o trabalho, e tomar café enquanto escrevo no tablet…
Eita Barretão achei que tinha aposentado o Gente que Escreve também…
Você não leu direito! Hahahahha
Pessoal, muito prazer! Meu nome é Gabriel e venho compartilhar com vocês o meu grupo do Whatsapp de escrita onde toda semana temos desafios de escrita criativa baseado nos fundamentos do Barreto. Quem quiser participar é só me chamar no whatsapp por este número 11-991567749
Ainda tenho a fantasia de arrendar uma casa no campo e ir para lá escrever XD Posso dar uma sugestão? Será que podem falar de revistas literárias? Um abraço.
Oi Alexandra, tudo bem?
Eu não leio nenhuma nacional e leio a Locus umas duas vezes por ano e acredito que o Rob também não, então ficaria meio complicado fazer um programa a respeito.
Agradecemos a ideia, de qualquer maneira.
abs,
Fábio
Ótima dica a de pegar playlist antiga e a de estudar matemática ouvindo música… Acho que vou pegar pra mim. Preciso me concentrar mas me desconcentro na presença de qualquer pessoa, principalmente a minha mãe, e na falta de barulhos.
Mas… aprendi a fazer crochê. Gastar as mão me ajuda muito a pensar. Mas meus pensamentos somem completamente quando estou no computador.
Valeu pelas dicas. 🙂
Adorei! Sou redatora freelancer e escrever em casa é mesmo um problema. Enquanto o Rob tem um gato, eu tenho 4 mais um cãozinho que quer colo sempre que sento na frente do note. Então é um gato no meu ombro/pescoço, outro no braço esquerdo, o cão no colo, um gato sentado no teclado e outro em minhas pernas procurando espaço pra subir. Eu reclamo, reclamo, mas quando os bichos não estão na minha cola, não consigo escrever. Então, vou ajeitando um e outro aqui e ali até eles se cansarem e decidirem me largar e se acomodar na mesa, ao lado e atrás do notebook. Aí, sim, estou pronta pra escrever srsrsrs… A partir daí, cada tipo de texto me leva a uma conduta diferente. Se for crônica, sento e escrevo de cabo a rabo. Sem parar. Sento e ela sai. Ta pronta na cabeça. Blog post corporativo é foda! Esse tenho que pensar, buscar inspiração, escrevo, apago, escrevo, apago, até sair algo que presta. Não consigo comer, nem beber, nem consumir nada enquanto escrevo ou me preparo. Mas adoro tomar um capuccino no final da noite quando reviso um texto que escrevi. Me sinto madame com uma xícara na mão, lendo hehehe… Amo escrever!
Me divirto muito com vocês. Vou testar a técnica de conversar com árvores. Vocês me fazem parecer normal kkkk.
Houve um tempo em que eu pensava até os sinais de pontuação. Vírgula, ponto finai, interrogação… No meio do pensamentooo (exclamação)
Hoje tenho uma mania péssima e que atrasa demais a minha produção: sempre que eu evoluo um pouco no texto, eu volto pra ler do início pra ver se a continuidade faz sentido ou se quero mudar algo depois do que foi acrescentado. Também faço isso quando não estou conseguindo avançar. Eu sei qual será o acontecimento seguinte, mas a conexão demora a sair, por isso eu fico voltando pro início do texto pra ver se a conexão surge no tranco rs. Agora mesmo, escrevendo este pequeno texto no escritório, parei três vezes para responder pessoas que falaram comigo e, nas três vezes, li o texto do início, antes de continuar. O silêncio faz muita falta pra mim. Até hoje escrevi apenas contos e crônicas. Tenho medo de pensar como será isso quando eu decidir escrever um romance :/
Não tenho muitos hábitos na escrita. Costumo usar o pomodoro quando escrevo algo pelo que vou receber, para garantir produtividade. E tomo bastante chá antes, durante, e depois da escrita.
Mas desenvolvi um hábito engraçado recentemente… Eu sempre tive dificuldade em ouvir áudios (incluindo o podcast de vocês). Eu não consigo focar minha atenção em algo que eu esteja só ouvindo, eu preciso que meus olhos e/ou mãos estejam ocupados também. E durante a hora inteira desse podcast eu estava jogando Mahjong. Acho curioso o fato de eu me conseguir concentrar melhor numa coisa enquanto faço outra.