Redução de 26% no desempenho em relação ao ano passado reforça a importância dos jogos online e a novo formato do mercado de video games.
Abril de 2010 foi um mês complicado para o mercado de video games. Com a queda oficial de 26% em relação ao mesmo período no ano passado, essa indústria faturou US$ 766 milhões contra o US$ 1 bilhão, de acordo com o NPD Group Inc, uma empresa de pesquisa do ramo. Tanto a venda de consoles quanto a de jogos despencou.
Entre as principais razões está a oferta reduzida de novos títulos, com apenas 25% de lançamentos em relação a 2009. O jogo mais vendido do mês foi Tom Clancy Splinter Cell: Conviction (Xbox 360), que vendeu menos de meio milhão de unidades. A outra razão é a queda nos consoles, especialmente o Nintendo DS, que caiu 37% e vendeu apenas 440 mil unidades. Ano passado, a empresa japonesa vendeu mais de 1 milhão de consoles.
Agora, convenhamos, nada pode ser mais sintomático do que a relação custo benefício do preço dos novos jogos. Vendidos a US$ 60 e revendidos a US$ 40, os jogos oficiais – seja para PlayStation 3, XBox 360 ou Wii – perdem feio na briga contra os jogos para IPhone ou o casual gaming na internet [aqueles jogos baseados nos navegadores], que custam entre US$ 1 e US$ 10. Isso sem contar nas manias iniciadas com os jogos “aperte botões sem pensar muito” do Facebook, Twitter e outras mídias sociais. É o mercado de games respondendo à crise e à facilidade da internet. De repente, a pirataria já não é mais o “grande vilão”.
E a E3 está chegando. Boa hora para ver como o mercado vai reagir a esse novo cenário e descobrir se essa faixa de preço ainda é válida.
Os jogos mais vendidos de Abril foram:
Splinter Cell Conviction (XBox)
Pokemon Soulsiver (Nintendo DS)
Super Mario Bros. (Wii)
Pokemon Heartgold (Nintendo DS)
God of War III (PS3)
por Fábio M. Barreto,
de Los Angeles